Prestar um bom atendimento ao cliente é uma atitude obrigatória de todo negócio que deseja oferecer qualidade e soluções para seus consumidores. É preciso ir além da educação para lidar com os clientes que sustentam sua empresa, sendo necessário entender quem são e quais são suas expectativas de atendimento quando acessarem o canal de atendimento para realizar alguma reclamação ou, então, solicitar suporte para algum serviço ou produto comprado.
Por meio do atendimento ao cliente, é possível fidelizar clientes, transparecendo ao consumidor que sua empresa, além de oferecer um bom produto, ainda se importa com as questões de seus clientes relacionadas a seus produtos/serviços.
No entanto, se um negócio não construir uma boa cultura de atendimento ao cliente, dificilmente os consumidores mal atendidos voltarão a fazer negócio com aquela empresa. Essa atitude, portanto, pode ser fatal — especialmente para negócios que estão em fase de maturação.
Pensando nisso, organizamos esse texto com as 5 dicas essenciais de atendimento para o seu negócio. Vamos a elas?
1. Descubra a expectativa do cliente
O primeiro pilar para um atendimento excelente é o atendente descobrir qual é a expectativa real do cliente e buscar, junto a ele, a solução para a sua situação. Às vezes, o cliente só quer ser ouvido ou precisa expor sua opinião sobre um produto ou serviço.
O atendente deverá estar preparado para descobrir a motivação e, assim, oferecer a melhor solução adequada para o cenário específico.
2. Realize um atendimento personalizado
É muito importante que o atendente fale, exatamente, a língua do cliente. Oferecer um atendimento personalizado traz mais confiança, criando uma relação mais aproximada com o cliente, especialmente se o atendente oferecer soluções rápidas e práticas para seu problema.
É importante que o atendente decore o nome do cliente, assim como algumas informações sobre sua situação para mostrar que está prestando atenção e que está empenhado em encontrar a solução para seu problema.
3. Acompanhe o cliente até a solução adequada
Prestar um bom atendimento é fator determinante para que esses clientes continuem comprando em sua empresa ou procurem outras opções no mercado. Por conta disso, é muito importante que o atendente acompanhe o cliente até a solução de seu caso.
Em casos em que o problema não pode ser solucionado no momento do atendimento, ligue para informar para o cliente o andamento da situação ou então dê um prazo claro e preciso sobre quando a situação será normalizada.
É importante não “falhar” nessa parte, pois isso aumentará as chances de o consumidor nunca mais voltar.
4. Ofereça um bom atendimento pós-venda
Muitas empresas focam bastante no atendimento até que os clientes comprem algo, mas, depois das compras realizadas, “esquecem” de seus consumidores.
Um atendimento pós-venda é essencial para fidelizar seus clientes, principalmente se a empresa mostrar que se importa com a satisfação de seu consumidor e, se for o caso, está apta a oferecer todo o suporte necessário para solucionar quaisquer problemas.
5. Faça o cliente se sentir valorizado
Em todo momento do atendimento, é importante que sua empresa passe a impressão de que todo consumidor é importante, que todos os problemas são prioridades para o seu time de soluções.
É importante oferecer, além do cuidado personalizado, um atendimento realmente eficaz e que se destaque pela educação, pelo bom atendimento e pelo respeito às necessidades e ao problema apresentado.