Toda empresa precisa se comunicar com seus clientes e potenciais novos consumidores, e o design gráfico oferece inúmeros formatos de comunicação visual para isso. Quando precisamos de uma comunicação rápida, fácil e prática para divulgar novos produtos ou eventos, o flyer logo vem à cabeça. Veja as nossas dicas para fazer um flyer ideal e garantir o sucesso de seu cliente!
Um bom briefing em primeiro lugar
Pode parecer lugar-comum, mas é sempre importante reforçar o quão importante um briefing bem feito é para o sucesso do projeto. Caso seu cliente ainda não tenha feito um, converse com ele e pergunte sobre detalhes do impresso, como o público-alvo a ser atingido, o local e período de distribuição, o que evitar durante a concepção da arte, entre outros. Desta forma, você conseguirá fazer um flyer assertivo e que atenderá em cheio a necessidade do seu cliente.
Quanto mais detalhado e objetivo for o briefing, maior será a chance de satisfação do cliente.
Escolher um layout simples
Os flyers são um formato bem pequeno, geralmente em formato A5. Portanto, é extremamente necessário definir uma diagramação que organize as informações essenciais de forma a facilitar a leitura do cliente.
O ideal é que todo o conteúdo esteja em uma coluna, com margens de no máximo um centímetro em relação à borda do papel.
Use poucas cores para fazer o flyer
A pequena dimensão é o mesmo motivo pelo qual o designer tem que ser econômico na paleta de cores. Use no máximo três ou quatro tons, com uma cor para o texto, outra para o fundo e as restantes como auxiliares em pequenos detalhes.
Lembre-se também de que as cores de fundo e texto têm de ter um bom contraste entre si para permitir a leitura. Caso tenha dúvidas sobre quais cores combinar, existem ótimas ferramentas online, como o Adobe Color CC.
Textos curtos e concisos
O texto é a espinha dorsal do seu flyer, responsável por carregar as informações do impresso. Aqui, menos é mais: grandes quantidades de texto deixam a arte poluída visualmente e desagradável de ler.
Crie um texto curto e objetivo, reforçado por um título chamativo e que desperte interesse no leitor. Tome cuidado redobrado com a tipografia: use no máximo duas fontes, de preferência sem serifas, com traços limpos e de fácil leitura.
Use imagens, mas sem exageros
O avanço das técnicas de impressão permite que imagens sejam reproduzidas com ótima precisão, mesmo em processos mais rápidos, como a flexografia: use isso a seu favor e escolha uma imagem chamativa e que se alinhe com a mensagem do texto para dar mais destaque ao flyer.
Se possível, use imagens fornecidas pelo cliente ou produzidas por você, para evitar o aspecto genérico que algumas imagens de bancos de dados têm. E não se esqueça de que menos é mais: uma imagem é geralmente o ideal.
Nesse post vimos a importância do flyer para a comunicação visual, por sua rapidez e versatilidade, e demos dicas de como fazer o flyer perfeito para arrancar elogios do seu cliente. Use nossas ideias, abuse de sua criatividade e comece agora mesmo a criar!